Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

27 de abril de 2008

O MENDIGO BONITO




Existem no mundo dois tipos de pessoas: as que continuariam sendo suas amigas caso você se tornasse um mendigo, e as que simplesmente te ignorariam por completo, dizendo que você tinha passado dos limites da linha de pobreza e etc e tal.

E, quer queiramos, quer não, conhecemos gente dos dois tipos. E nós mesmos podemos transitar entre os dois mundos! Analisemos meu caso, por exemplo. Enquanto pessoa física e professora de inglês, percorro habitualmente um trajeto arborizado e levemente sinuoso pelas ruas de Perdizes, 100% Z.O., sempre encontrando pelo caminho o mesmo mendigo.

Uma pessoa invisível, que certamente sente sua invisibilidade pelo olhar das pessoas; são olhares desgostosos, que reprimem o cheiro de quem não toma banho, que temem alguma reação pública de protesto quanto a sua miséria evidente.

Mas este mendigo é diferente. É resignado. Como se soubesse o lugar que ocupa, ainda que este tenha lhe trazido a insanidade mental. Sim, ele fala sozinho, chia, resmunga no ponto de ônibus da Alfonso Bovero às 8 da manhã. E depois se acalma. E olha em volta, observa tudo... como se procurasse entender, ou então como se seus olhos estivessem perdidos no vazio da cidade. E estão, mesmo. Ele, mais ainda.

Imagine como se sente: ali, estático, no ponto de ônibus, talvez compreendendo que, por sua causa, especificamente neste dia, todos os bancos ao lado do qual ele estava sentado, estavam vazios. E, no raio de 4 metros, todos de pé, a sua volta. Eu também. Sim, porque ele cospe no chão. E tem os pés descalços e as unhas longas. São unhas longas, em mãos bonitas. Ele tem mãos de mulher, daquelas que trocam fralda em
propaganda de bebê (sobre as quais meu irmão, indelicado ao ver a foto do mendigo bonito, disse que eram unhas para se coçar o saco escrotal. Aff).

Um mendigo bonito, sim. Com olhos claros: azuis, acho. Comentei com meu namorado, e ele me disse que não entende quando as pessoas comentam sobre o nascimento de algum bebê e dizem: "nasceu com olho azul e tudo!". Como se o fato de o bebê ter olhos azuis fizesse alguma diferença no que quer que seja. E então eu dei risada; olhando no fundo de seus olhos azuis (nos do meu amado lindo, não nos do mendigo bonito).

E com toda razão. Aliás, li essa semana num jornal xis, uma coluna de um jornalista xis, dizendo que, o ser humano que se orgulha da cor da sua pele (aplica-se, também, a cor dos olhos), qualquer que seja ela, deve seguir o seguinte conselho: não seja ridículo. Tem toda razão; adorei. Mas não guardei na memória seu nome, por pensar que nunca iria precisar decorar esta informação.

E, hoje, domingo à noite, preparo-me para ir para a cama, na certeza de novamente, amanhã, encontrar, pelo caminho, o mendigo bonito, mais uma vez. Ali, sentado, esperando o futuro chegar.
E será que as antigas namoradinhas do mendigo bonito passam por ele e ainda o cumprimentam? Duvido. O ser humano é assim, mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ó so pra lembrar...
Sou seu fã!!!!! o blog ducaralho!