Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

6 de maio de 2014

E por falar em mãe...

E por falar em mãe, a minha adorava bater perna no centro de São Paulo. Na época, havia um Mappin na Praça Ramos: eu, criança de uns 6 anos, andava segurando sua mão de dedos gordinhos. Meu irmão, o descolado de 10, ia mais solto atrás da gente, misturando-se à multidão. 
Até que um dia, num desses passeios em família, a polícia viu a cena e teve certeza que meu irmão deveria ser um suposto trombadinha, prestes a assaltar a ingênua senhora quase branca que passeava apressada, alheia ao perigo que seu próprio filho representava à sociedade. 
O menino foi parado imediatamente para revista; e este foi o primeiro baculejo da sua vida. Anos depois, já adolescente, corintiano e negro, ele teria que provar a outros policiais que morava, realmente, no Edifício Lugano da Avenida Higienópolis. "Conhecem este rapaz?", perguntaram ao Zé, o porteiro nordestino do nosso prédio. Aliás, naquela época, a expressão pejorativa da moda (aprendi no meu colégio de freiras, o tradicional Sion) era "que baiano". Imagina o significado... sendo que nós tínhamos nos mudado exatamente de Itabuna, terra de Jorge Amado. 
Enfim... com voz trêmula, a criança sangue do meu sangue chamou: "mãããããeee!". E o que se deu a seguir, acredito, foi uma cena de amor explícito, escancarado para quem quisesse assistir. 
Quando mamãe viu sua cria sendo gentilmente apalpada pelos gambés, virou leoa ninja. A bolsa (comprada na liquidação do Mappin) que carregava presa ao peito, voou na velocidade da luz rumo aos homens da lei, com os gritos de "Solta meu filho! Larga ele!". Impressionante como mamãe é boa nisso! Foi bolsada pra todo lado. 
Abriu-se um clarão; o povo gosta de show. Os fardados, envergonhados pelo mico, arregalaram os olhos como quem pede desculpas. Bastaram 3 ou 4 bolsadas para tirarem as mãos do moleque. Salvo. E o povo dispersou. 
Então, novamente, mamãe cruzou a bolsa junto ao corpo, segura. Os dedos gordinhos da sua mão esquerda seguraram meu pulso, enquanto os da direita, o do meu irmão. Nós três voltamos pra casa de mãos dadas, numa cumplicidade velada, e num amor que nos unia ainda mais. E naquela noite, no jantar com papai e o mais velho, esqueceu-se o assunto para sempre. 
*FIM*

PS1.: Quando eu virar mãe, também quero rugir e atacar feito leoa quando preciso for.

PS2.: Não sei se a minha é a melhor mãe do mundo, mas é meu porto seguro, minha amiga guerreira, e, quem a conhece, sabe: minha mãe é um barato! Já que pra mim tudo dá filme, eu fiz este, ó (tanto amor cabe em poucos minutos?). 

PS3.: O curioso é que, não estando em SP este ano, vou passar o dia das mães com papai, que já chegou ao Brasil. AMOR DE MUITO! 

Nenhum comentário: