Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia: prêmio de Melhor Atriz no festival Cine PE 2017 (Mostra Curtas PE). Estreias em 2017: “Onde Quer Que Você Esteja” (longa da Macondo Filmes/SP); “Causa Mortis” (curta da LRJ Filmes/PE), “Sob Pressão” (série da Rede Globo/ direção: Andrucha Waddington) e “África da Sorte” (série da TV Brasil/direção: Renata Pinheiro). Brenda está nos longas "Todas as Cores da Noite" (Pedro Severien), "As Melhores Coisas do Mundo" (Laís Bodanzky), "Sangue Azul" (Lírio Ferreira), "Bruna Surfistinha" (Marcus Baldini). Atuou nas séries de televisão "A Mulher do Prefeito" (Rede Globo), "Beleza S/A" (GNT), "9mm SP" (Fox), "Somos Um Só" (TV Cultura). Também é apresentadora e videomaker. Protagonizou comerciais e videoclipes musicais. Estudou no Teatro Escola Macunaíma/SP; atuou em comédias, musicais, infantis e dramas. Foi dirigida por Wagner Moura na leitura dramática do espetáculo “Tchau, Querida!”. É formada em Comunicação Social pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP, cursou Ciências Sociais na University of the West Indies (Trinidad & Tobago, Caribe) e Francês em Vevey (Suíça). CONTATO: brenda.ligia@hotmail.com

20 de janeiro de 2009

Por que não doei sangue aos crentes da Renascer

Hoje, logo pela manhã, a posse de Obama já bombava na TV, embalada pela animada musiquinha do jornal matinal (da rede Globo, ora bolas!). E lá fui eu, rumo à empreitada de doar sangue no HC (pros crentes vitimados pelo desabamento da igreja, ou pra quem quer que precisasse de tipo Bê Positivo nessa terça-feira, dia também de eliminação no paredão do BBB, na mesma rede Globo - ora bolas...).

Cheguei, peguei o elevador, desci. Mostrei o RG, fui encaminhada pra cantina, tomei o suquinho de laranja. Peguei a senha, medi a pressão, doei gotinha de sangue pro teste da anemia. E todo mundo foi chamado. Menos eu. Glup!

Esperei. E de novo, chamaram em voz alta: "Brenda Ligia". E fui. E me picaram de novo, ali, mesmo, em pé no balcão. Tudo na maior higiene; sigilo total. Sei. E esperei... Na TV, Ana Maria Braga (!!!) tentava animar esse Brasilzão-véi-sem-portêra. Terrível. A espera também. Longa. Até que a doutora despontou no corredor; com um envelope branco nas mãos, anunciou: "Brenda Ligia".

Glup. Levantei. Sem nem saber o que pensar. Tendo culpa ou não, GLUP. Porque todos os outros doadores viram sua senha no painel e se dirigiram ao guichê em questão; menos eu. Porque ali estava a doutora, me esperando, de pé no corredor... GLUP!

Fomos ao consultório, e aquele envelope me passava a impressão de estar incrivelmente pesado... sentei, e ela começou, me soando bem mais cruel que o necessário:

"Brenda Ligia, IN-FE-LIZ-MEN-TE, sinto MUITO lhe informar, que você não poderá doar sangue hoje porque, de acordo com o resultado do seu exame, foi encontrada uma taxa muita baixa de ferro no sangue da senhora. A taxa de ferro para doação é 38, e você tem 32 de ferro no sangue. E 31 já é anemia. Precisa comer feijão todo dia; cozido com pregos novos e bem lavados. E couve, espinafre, beterraba, carne vermelha. Nada de cereais, chás, café, refrigerantes".

Ok... então, vamos lá. Se chama Anemia Ferropriva. O tempo de tratamento é determinado pelo médico mas nunca deve ser inferior a 90-120 dias pois este é o tempo necessário para completa substituição das hemácias circulantes no organismo. E vamos lá! Hoje já mandei pra dentro uma pratada de feijão e espinafre (mais de 2 conchas cheias). E sulfato ferroso. E frutas. E salve, salve!

E EU QUE NÃO ME SENTO NO TRONO DE UM APARTAMENTO COM A BOCA ESCANCARADA, CHEIA DE DENTES, ESPERANDO A MORTE CHEGAR...

Um comentário:

Priscilla disse...

Nêga, fui no sábado com a Luana Chiavone lá e passei pelo mesmo... GLUP! Falta ferro, mas pra mim só tá faltando "Um pauzinho", segundo a doutora. Tô devagar nos pauzinhos.
Ferro nela!