Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia, atriz. Estreias em 2017: “Onde Quer Que Você Esteja” (longa da Macondo Filmes/SP); “Causa Mortis” (curta da LRJ Filmes/PE), “Sob Pressão” (série da Rede Globo/ direção: Andrucha Waddington) e “África da Sorte” (série da TV Brasil/direção: Renata Pinheiro). Brenda está nos longas "Todas as Cores da Noite" (Pedro Severien), "As Melhores Coisas do Mundo" (Laís Bodanzky), "Sangue Azul" (Lírio Ferreira), "Bruna Surfistinha" (Marcus Baldini). Atuou nas séries de televisão "A Mulher do Prefeito" (Rede Globo), "Beleza S/A" (GNT), "9mm SP" (Fox), "Somos Um Só" (TV Cultura). Também é apresentadora e videomaker (roteiriza, dirige e monta curtas autorais). Protagonizou diversos comerciais e videoclipes musicais. Estudou no Teatro Escola Macunaíma/SP; atuou em comédias, musicais, infantis e dramas. Foi dirigida por Wagner Moura na leitura dramática do espetáculo “Tchau, Querida!”, de Ana Maria Gonçalves, no Auditório Ibirapuera (nov/16). É formada em Comunicação Social pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP, cursou Ciências Sociais na University of the West Indies (Trinidad & Tobago, Caribe) e Francês em Vevey (Suíça). CONTATO: brenda.ligia@hotmail.com

13 de fevereiro de 2013

Drama, poesia e arte

Marcaram a reunião pro dia do meu aniversário: às 20h de uma noite quente de fevereiro. Entrei no elevador com o pé direito no trabalho novo, toda perfumada com colônia cítrica. Ufa, pontual: desliguei o celular e ajeitei a alça do vestido novo. O espelho escondia o segredo: era meu aniversário. Sorri. 

Desde menina, já enfeitiçada pela grandeza do teatro, meus olhos miram o palco feito criança no barco Viking... querendo tudo, tanto. "Meu presente é aqui, no Pina, agora", penso, "chegando à leitura do espetáculo 'As Confrarias', de Jorge Andrade (da década de 60: momento histórico); sob direção do competente Antonio Cadengue (majestoso); estreia em junho; com a Cia Teatro de Seraphim (tradicional) e seus grandes profissionais (meus novos confrades)". Cheguei: surpresa! "Parabéns pra você", abraços, presentes (com dedicatória dos autores) e brinde com prosecco (à generosidade do bom pernambucano).

Voltar aos palcos é sempre fascinante, mas dessa forma é um estado de graça. É instigante desbravar as delícias da pesquisa histórica através de artigos, teses, livros... Estou na centésima página de "A Morte é uma Festa" (Cia das Letras); passei o carnaval estudando sobre ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. Ocupada e adorando. 

Ok. Encaro a responsabilidade da dramaturgia séria, sólida, como instrumento de transformação social e reflexão política. Aceito o desafio de emprestar meu corpo à personagem Quitéria, ex-escrava na sociedade mineira do Brasil colonial, com questionamentos religiosos e étnicos. Estou preparada para embarcar nesta viagem e exercer com plenitude o meu papel de artista. 
Elenco do espetáculo "As Confrarias". Direção: Antonio Cadengue. Estreia em jun/13
No fim do ensaio, tive vontade de fazer um discurso emocionado aos novos colegas, dizendo tudo que escrevi aqui, e acrescentando, às lágrimas: "vocês são parte do meu presente, neste feliz aniversário". Mas como ainda não tenho intimidade com o grupo, disse apenas "obrigada" e sorri. Não só ri com os lábios, mas com os olhos, com a alma e o coração. O Teatro salva. Drama, poesia e arte!

Nenhum comentário: