Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

23 de outubro de 2012

Fazendo cinema

No set de filmagem- estúdio da TV Universitária
Do momento em que a diretora me convidou pra fazer um teste pro seu próximo longa até o instante do “ação” no set de filmagem, muito aconteceu aqui, de dentro para fora, pra que nascesse essa personagem que me foi dada como presente inesquecível: A Pastora. Uma delícia!

Na fase inicial da pesquisa, passei a frequentar a Assembléia de Deus de Boa Viagem. Amigos bebiam no bar, e eu orava no culto de libertação, às quintas-feiras. De saia nas canelas e óculos de grau, tentava não chamar atenção na igreja, enquanto internalizava tudo: a percepção, os detalhes, o olhar do outro, a crença.
Primeiro, comprei a Bíblia Sagrada com letras gigantes por R$39,90, no Extra. Comecei a ler para o trabalho, e agora continuo fazendo para a vida; gostei. Minhas madrugadas passaram a ter companhia dos pastores que apresentam programas na TV; coisa que sempre gostei de assistir, confesso. No meu fone de ouvido, tocava o sermão da Pastora Gisele, da Bispa Edinalva, da Irmã Maria Lúcia... aprendi expressões em aramaico que surtem forte impacto numa ministração. Kadosh Adonai Echad Melek Al-Ilah.
Foram horas, dias, semanas de prática... às vezes, disciplinada. Outras, preguiçosa. Muitas na frente do espelho, tantas na web cam, e algumas só no pensamento, mesmo.  Me sentia bem preparada pro teste quando chegou o dia: e consegui converter a produtora de elenco. Passei. E isso era só o começo.
Nova instrução da direção: minha Pastora não deveria ter fé. Era uma vaidosa, bipolar. Novo ensaio, novo elemento: ela tampouco faria referências à Bíblia, a Deus, Jesus, Aleluia... nada disso. Claro que nada seria tão óbvio... e achei ótimo esse desafio do “algo a mais”, que dá riqueza ao personagem. Quando é fácil não tem graça...
Aí sim, comecei a ensaiar com mais afinco. Eram treinos solitários, com muita loucura e experimentação, para, talvez, ter conseguido chegar a algum lugar interessante.
Camarim lotado 
Agora resta a expectativa, a espera, o tempo certo pro filho ficar pronto e poder ser contemplado. E as pessoas todas dessa produção seguem eternizadas em cada sorriso que floresce do peito e transborda benquerência, matéria e estampido. Assim dá gosto trabalhar... com essa equipe que faz tudo de verdade, com vontade de tornar o sonho real, cheio de luz, cor e arte nessa realidade inventada. 
bastidores da cena
“Mas quem pode livrar-se porventura
dos laços que o amor arma brandamente” (Camões)


Nenhum comentário: