Brenda Ligia-Cinema,TV,Teatro

Minha foto
Brenda Ligia é atriz, mestre de cerimônias, diretora, apresentadora e locutora trilíngue (inglês/francês). Como atriz, atuou em 15 longas, 12 séries de TV, dezenas de curtas e espetáculos. Prêmios/ ATRIZ -Prêmio de melhor atriz no Brazil New Visions Film Fest (2023) -Prêmio de melhor atriz no Festival Riba Cine RJ (2022) -Prêmio de melhor atriz no Festival CinePE (2017) Prêmios / Diretora: -Prêmio Diáspora no Silicon Valley African Film Festival (USA, 2020) pelo seu curta Contraste, lançado pela MídiaNINJA -Prêmio Empathy no Essential Stories Project USA (2020) pelo seu documentário Ilê -Prêmio Especial no Cine PE (2014) pelo seu documentário Rabutaia CINEMA Cidade; Campo (Berlinale) 2024, Amado (Globoplay, Telecine) Sangue Azul (Netflix), Bruna Surfistinha (Netlix), etc. TV Séries Além do Guarda-roupa (HBO Max), Assédio (TV Globo, GloboPlay), Sob Pressão (Globo), A mulher do prefeito (Globo), etc. MC Brenda Ligia está na lista das 10 melhores mestres de cerimônias do Brasil, via Super SIPAT. Contato: atendimento@castinglab.com.br

27 de outubro de 2018

Residência para Atores

Imagine Daiane dos Santos treinando dez horas por dia, Elza Soares tinindo em jam sessions, Ana Maria Gonçalves escrevendo ensaios noite adentro. E o ator, o que faz? Onde experimenta acertos e erros? Como se reinventa e testa nuances dos personagens? 
Brenda Ligia em cena na Residência para Atores
Recomendo a Residência para Atores, vivência imersiva que reúne artistas (atrizes, atores, diretores e roteiristas) em intercâmbio criativo sob a brilhante condução do mineiro Gustavo Cavalieri
Brenda Ligia em cena na Residência para Atores
Nossa locação, um apartamento colado ao Minhocão de domingo, escancarava o concreto da paisagem urbana. Ali, gente pensando cinema, sob a mira discreta do câmera Fábio Muniz e seu olhar singular. Marco Carlucci depositava em cada um de nós, atores e atrizes, sua confiança no jogo de cena. 
O jovem gênio do roteiro circulava com semblante curioso e bloquinho de notas, pincelando insights da vida quase real. Diretores propunham desfechos dúbios para a trama que se aprofundava gradualmente. 
Em cena, a gente. Nós, humanos, recriando “o outro” num limbo inventado. Nossa existência transitando entre tantos seres e suas vidas imaginárias. 
Elenco e equipe da Residência para Atores/ SP (outubro/2018)

Amigas atrizes Brenda Ligia e Cax Nofre

Na real, cada personagem representa algo diferente para pessoas distintas; assim também é na vida. Visões de mundo sob variadas óticas possibilitam infinitas leituras, subtextos e verdades. Somos tantos, e, no entanto, cada um protagonista da própria história. 
Na nossa roda, gente de Ibiá, Bebedouro, Porto Velho, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Santos, Belo Horizonte, SP, RJ… unidos pelo jogo teatral. Que energia! 
No fim do trabalho, resta o afeto e o aprendizado. Assim, crescemos e resistimos, fazendo da arte um ato político. Apesar das mazelas da nossa pátria armada, Brasil, saímos transformados, pois somos SEMENTES e nosso dever é acreditar, sempre. ❤ 
Agradeço, de coração, pela troca em cena. 
✊🏾 
Envio a vocês todo amor e respeito. 





24 de outubro de 2018

Clipe Detergente (Samuca e a Selva)

Videoclipe da banda Samuca e a Selva com Brenda Ligia e Samuel De Assis(Samuca & a Selva)
Direção: Daniela Cucchiarelli / RecheioDigital Agência 
Música: Detergente

(assista ao clipe na íntegra)

E por último, mas não menos importante: ELE NÃO! ✊🏾🇧🇷🌈❤️✌🏾
Para que não haja dúvida sobre qual lado nós sambamos. 
PRECISAMOS ANDAR AMADOS!

23 de outubro de 2018

Everything is everything

Brenda Ligia, Brasil 2018
Everything is everything (Ms. Lauryn Hill)


“Às vezes parece que tocaremos aquele sonho 
Mas as coisas vem devagar ou não acontecem
E os de cima não param com isso
Tão convencidos que podem cair
Vamos nos amar e não fracassaremos 
Pra fazer uma situação melhor
Amanhã nossas sementes crescerão
Tudo que precisamos é dedicação”

Brenda Ligia, atriz cantando rap no estúdio Sound Design

11 de outubro de 2018

Condenações (CBN)

Está no ar o comercial “Condenações”, da CBN (direção: Nobre/ Delicatessen Filmes), que propõe uma reflexão sobre o ódio reinante na sociedade brasileira atual. Minha cena: multidão me linchando com tacos de baseball porque eu disse que era a favor da legalização das drogas. Torturada, derrotada, amarrada pelos pés e mãos… forte. Já assistiu? Então veja aqui: https://youtu.be/7BNppr9nATE
Atriz Brenda Ligia em "Condenações" (CBN) da Delicatessen Filmes 
Mais em Meio e Mensagem

10 de outubro de 2018

Prêmio "Melhor Longa de Ficção" em festival internacional de cinema

Um motivo para sorrir: nosso longa Onde Quer Que Você Esteja, de Bel Bechara e Sandro Serpa (Macondo Filmes/SP), acabou de ganhar o prêmio de Melhor Longa de Ficção no Guam International Film Festival (GIFF), onde foi exibido. 
Rafael Maia, Brenda Ligia, Cleide Queiroz e Sidney Rodrigues em cena
do premiado longa-metragem Onde quer que você esteja
O festival de cinema independente, que acontece há 8 anos numa ilha do Pacífico, entregou o troféu pelas mãos do presidente do júri, que elogiou: “Onde quer que você esteja” explora fendas da vida real que deixam uma ferida que nunca sara, e tem pouquíssimos finais felizes (“Wherever You Are” explores real life’s rifts that leave a wound that never heals, and very few happy endings). 
Em cena: Rafael Maia, Brenda Ligia, Cleide Queiroz e Sidney Rodrigues


Próxima exibição no festival: dia 26 de outubro, às 20:15h (dois dias antes das eleições presidenciais decidirem o futuro do nosso Brasil). 


*Assista: 


(nova versão, com libras)

9 de outubro de 2018

Ele Não!

A coisa é séria, gente. Eu, Brenda Ligia Miguel, fui alertada por vários amigos que receberam convites em meu nome para curtir a página do bolsonaro no facebook. Eu NUNCA enviei tais convites, obviamente. Ou seja, invadiram minha conta. Quem está por trás disso?

Há pouco tempo, invadiram a página Mulheres Unidas Contra Bolsonaro(#elenao). Tal façanha, ilegalmente absurda, foi endossada até mesmo pela página oficial do canditado. Quem fiscaliza isso? 

Voltemos ao começo do ano: Mark Zuckerberg foi convidado a depor no Senado norte-americano, acusado de vazar dados de milhões de usuários da rede social através da empresa Cambridge Analytica. Você se lembra disso? 

Pois bem. Essa mesma empresa teria sido contratada por Steve Bannon, assessor político da campanha que elegeu Donald Trump presidente dos Estados Unidos. Esse Bannon, conhecidamente defensor de ideias xenófobas, racistas e homofóbicas, se encontrou em agosto com (pasme!) Eduardo Bolsonaro! No link que compartilho abaixo, tem registro do encontro dos dois, enaltecido (inclusive) pelo próprio filho do candidato em sua página oficial. Fecharam acordo para que Steve B. trabalhe como consultor na campanha de Jair Bolsonaro, atuando em estratégias de mídias sociais, marketing e “dicas de internet”. Pense! Pelo visto, o trabalho sujo já está em andamento... está acontecendo a-go-ra! Ligue os pontos. Isso é assustador. 

.
.
.
Sabe esse sentimento ruim que nos consome? Coração apertado maltratando o peito? A intolerância, violência, agressividade? Obviamente vem de ambos os lados, nas redes e na vida. Isso nos enfraquece, corrói nossa luta e todos saímos perdendo, acredite. Ao invés de estarmos caminhando juntos em prol de um ideal comum, travamos batalhas uns contra os outros, ameaçando nossa democracia. 

Vejo famílias brasileiras se perdendo entre brigas e ofensas. Amigos sem empatia pelo outro. O candidato em questão pode não matar viado nem chicotear negros com as próprias mãos. Mas seu discurso vai legitimar outros a fazerem isso, pois agora ostentam (com orgulho) o discurso de ódio. 
*Aliás, ontem um preto matou outro preto por causa de um candidato que não gosta de pretos... que ironia*

Por todos nós, pelo outro e por você, separe 5 minutos para ler o texto abaixo, na íntegra (clique no link). Precisamos abrir os olhos, ainda dá tempo. 
.
.
.
Se você vai votar no HADDAD, por favor, leia. :-) #Haddadsim
Se você vai votar no outro candidato, pelo amor de DEUS, leia mesmo assim! :-( #elenao

Aproveito enquanto AINDA sou livre para compartilhar isto nas redes. Será que vão me deixar online? 
*Foto meramente ilustrativa, tirada no nordeste do Brasil (Bangalôs Do Gameleiro Praia Dos Carneiros)



Abaixo, link do texto esclarecedor de Rafael Azzi (na íntegra): 

*textão essencial escrito por um filósofo que não é de partido político algum; destinado a quem se interessa pela verdade, pela ética e pelo verdadeiro debate de ideias. 

“Quem estaria disposto a admitir que a democracia pode ser hackeada através da manipulação dos indivíduos?
Duas das mais importantes democracias do mundo já foram hackeadas utilizando técnicas de manipulação. O alvo atual é o nosso país, uma das mais importantes democracias do mundo. Não vamos deixar que essas forças nos joguem uns contra os outros, rasgando nosso tecido social de uma maneira irrecuperável. 
Como as pessoas passaram a receber as notícias e a perceber o mundo principalmente através das redes sociais, não é difícil manipular essas informações. Se você pode controlar as informações a que uma pessoa tem acesso, você pode controlar como ela percebe o mundo e, com isso, pode influenciar a maneira como se comporta e age. 
Agora, todos temos telas privadas que nos mandam mensagens diretamente. Ninguém sabe que tipo de informação a pessoa do lado está recebendo ou quais mensagens estão construindo sua percepção de realidade.
A máquina de propaganda do nazismo alemão associava os judeus a ratos. O discurso era que os judeus estavam infestando as cidades alemãs como os ratos. Esse é um discurso que associa o sentimento de repulsa e nojo a uma determinada população, o que faz com que o indivíduo queira se identificar com o lado 'limpo' da história. Daí os 6 por cento das mulheres que passaram a se identificar com Bolsonaro após as manifestações nas ruas de todo o Brasil.
Agora é possível compreender porque é tão difícil usar argumentos racionais para dialogar com um eleitor do Bolsonaro. Agora você se dá conta do nível de manipulação emocional a que seus amigos e familiares estão sendo expostos. Então a pergunta é: ‘o que fazer?’ ”

Clique para ler o texto todo, por favor, Brasil. É urgente, importante e ainda dá tempo! Pelo nosso futuro. <3 div="">

2 de outubro de 2018

Brenda Ligia protagoniza videoclipe

Dos presentes audiovisuais que 2018 me trouxe, protagonizar o videoclipe da big band paulistana Samuca e a Selva foi brilho e glamour. Uma obra delicada, sincera, da pélvis solta, orquestrada pela nossa diretora Daniela Cucchiarelli, pela RecheioDigital, firma-delícia que emprega mulherada de peso. Contracenei com o parceiro talentoso Samuel De Assis, numa locação alto astral chamada Casa Cuca; vale conhecer este oásis na selva de pedra. Agradeço a cada um que tornou possível este lúdico job, videoclipe da música “Detergente”. Assista agora online pelo link: 
https://youtu.be/Mi_FwAZxqxE


Lembre-se: em HD fica mais gostoso (clique). 

Leia a matéria completa que saiu n'O Globo, escrita por Luccas Oliveira, do Blog Amplificador
CONVOCAÇÃO GERAL (para quem estiver em São Paulo neste fim de semana)
Sexta-feira, 05 de outubro, a partir das 23h, acontecerá o super sensacional show da banda Samuca e a Selva no Mundo Pensante (Rua Treze de Maio, 830, Bexiga). 
Ingressos a R$30,00 no local ou à venda online pelo link abaixo. 

O show é uma viagem. Samuca e a Selva nos leva ao mergulho profundo em seu universo plural, que mistura com respeito gêneros da música popular regional brasileira, com clara influência vinda da música latina, do jazz e do afrobeat. Ao vivo, o coletivo se apresenta com grande carisma e intensidade, propondo uma experiência multicultural, imersiva e altamente dançante. 
Vamos nessa? 
“Vê se vibra que viver é bom!”
Videoclipe da música Detergente, de Samuca e a Selva
Com Samuel de Assis e Brenda Ligia / Recheio Digital