Outro dia eu estava pesquisando sobre cultura africana e encontrei um longa-metragem que trata de mutilação genital feminina, prática comum em algumas comunidades muçulmanas, onde as meninas são cortadas ainda na infância. Imagina!
Cena do filme Moolaadé |
Cliquei no link e não consegui parar de assistir… hipnotizada. É um filme maravilhoso, emocionante, lindo. Cult. Adorei e recomendo: Moolaadé (longa de 2004, visto por poucas pessoas). O diretor, um senhor senegalês de mais de 80 anos, foi o pai do cinema africano: Ousmane Sembène. Gênio. E o filme já foi premiado no festival de Cannes e tudo.
É extremamente elegante e provocativo; invoca reflexões sobre as tradições (in)questionáveis- pela religião, cultura, sexualidade e política. A protagonista, personagem cativante, é vivida por uma atriz que foi mutilada quando criança, na vida real. Sem palavras.
Viajei pelo vilarejo de Burkina Faso (procurei no mapa), vivendo o mundo daquelas mulheres que sentem no corpo e na alma a opressão masculina que afeta suas vidas. Ainda assim, conseguem sorrir, lutar e amar . Dá pra ver beleza também na dor.
Links do filme Moolaadé (com legenda em português, uhu!)
Parte # 1: http://youtu.be/DvtDcSJ0W7U
Parte # 2: http://youtu.be/JsSryZ2zVks
E BOA VIAGEM!
Um comentário:
É como dita o provérbio: Quem é bom já nasce pronto!
Parabéns!
Postar um comentário