Há muito tempo, quando meu marido ainda era namorado, fui acompanhá-lo em uma de suas gravações. Estava dirigindo um documentário pra TV Futura, chamado Meu Mundo Sou Eu (Luni Produções). Fomos gravar na casa de um rapaz, Ronaldo Correia Júnior, que ficou com paralisia cerebral pois faltou-lhe oxigênio quando nasceu.
Ronaldo usando os dedos dos pés |
Mas Ronaldo não ficou paralisado diante da vida, pois, mesmo não podendo falar, comer, andar sem a ajuda dos outros, lutou para se alfabetizar e hoje se comunica pelos DEDOS DOS PÉS. Em casa, tem uma placa de madeira com letras grandes que são tocadas pelos dedos dos seus pés, até formarem as palavras e frases que quer construir para dizer o que quer, sente, pensa.
Prancha para os pés |
Na internet, mantem o site Dedos dos Pés (http://www.dedosdospes.com.br), no qual narra, sem filtros, as desventuras de sua vida limitada somente fisicamente. Ronaldo é mental e psicologicamente normal. É inteligente, autodidata em Economia, e também gosta de história, filosofia, astronomia, matemática...
Já viajou pra Bélgica, Suíça, França, Portugal... já saltou de paraquedas, já amou e foi amado. Gosta de tomar cerveja no bar com os amigos. E já frevou, de cadeira de rodas, em pleno carnaval de Olinda. Ronaldo é dessas pessoas que você conhece e nunca mais esquece. Esse cara faz você pensar a vida de outra forma, e perceber que tudo é uma questão de visão de mundo.
Ronaldo saltando de paraquedas |
Meu Mundo Sou Eu- de Marcelo Pinheiro e Lula Queiroga (Luni Produções).
"Muita gente me considera um vencedor, um herói, mas não gosto dessa imagem porque acho que minha reação às limitações físicas é uma mera questão de sobrevivência. Todo mundo tenta instintivamente compensar suas limitações, embora as pessoas se surpreendam com os resultados dessa atitude em quem tem deficiência. Prefiro que me encarem como um lutador, um ser humano que se viu na contingência de ter que enfrentar problemas maiores do que os normais para sonhar – principalmente com uma relação inteiramente não-virtual com uma mulher – e ter alegria de viver."
Ronaldo Correia Júnior
Um comentário:
Emocionada...
Postar um comentário