Tudo tão novo pra mim... ter passado o carnaval em São Paulo, saído num bloco de rua (nos 4 dias, inclusive sob chuva, e desencapada!), me divertido horrooooores, e, surpreendentemente, após algumas semanas, ter sido convidada para o "Churrasco de Avaliação" pós-carnaval, quando, além de discutir as novas para o carnaval de 2010 (mas jaaaaá?!), todos "da diretoria" do bloco beberiam e comeriam alegremente numa linda casa no Embu. E lá fui eu.
Tudo perfeito. Embarquei, com namorado e seus amigos (todos da tal "diretoria" do bloco), nesta aventura -em meio à natureza (amém)- que imaginei ser "mais um churrasco na vida dos seres humanos do planeta Terra". E tal foi minha surpresa... ao perceber que aquela não era uma casa comum, e sim um lar (com o perdão da pieguice).
Era tudo REAL. A anfitriã que nos acolheu tão bem era uma linda mãe, Sônia, com sorriso terno. Seu marido, Pato, alegre e sereno. E o filho do casal, ah, como gargalhava e brincava, aquela criança! E eles recebiam amigos, naquele sábado . Verdadeiros amigos verdadeiros (redundante, propositalmente). Eram amigos de longa data. Entre eles, cumplicidade. Harmonia. Lembranças. Histórias. VIDA. E eu. Conclusão: fomos os últimos a partir. Foi delicioso.
Ao voltar pra casa, a conversa conjugal no Fusca 68. Comentávamos o dia. Relembrávamos a beleza do lugar onde tínhamos passado grande parte daquele sábado agradavelmente nublado e divertido. Ríamos, citando piadas internas. E me lembro claramente de ter feito a seguinte afirmação (e só uma pessoa no mundo é testemunha disso, Eduardo):
"A pessoa mais bem-humorada do churrasco era a Thais" (claro que, neste ponto, não tinha idéia - OPS, IDEIA! -de que THAIS era com agá. E quisera eu não ter tido... não por estes meios).
Ah, que prazer tive eu, em conhecer a Thais, naquele dia. Pouco conheci, mas marcou. Me faltam palavras, mas sobram sentimentos. Ela se foi, mas estará sempre presente. Na vida de tantos que, certamente, tanto a amaram. E sempre amarão.
Que seus amigos e familiares tirem forças (sabe-se lá de onde!) para suportar a dor, a saudade, a tristeza. Que a lembrança da sua alegria, simpatia, sorriso, grande caráter e personalidade forte sempre predomine... e que faça com que todos pulem, cantem e dancem em sua homenagem, no carnaval do ano que vem, quando o bloco Vai Quem Quer completará 30 anos. História e tradição. E a lembrança da Thais. Um ode à saudade vazia que a Thais deixou.
Pouco sei de toda essa história, de toda essa dor, de toda essa saudade. Não passo de uma tontinha que faz penteados novos. O que eles viveram, nunca viverei. E foi um prazer ter podido fazer parte de um fragmento de vida desta grande mulher, Thais Sauaya, que partiu deste mundo hoje à tarde, deixando um legado de coisas boas, realizações, doces lembranças, fortes risadas, livro publicado, árvore plantada... etc.
E agora, olho no relógio e vejo que são 4:04 da manhã. Desde que li as seguintes palavras num email, não consigo dormir.
"Prezados, é com imensa dor e consternação que comunico o falecimento da companheira de luta e de carnaval, Thais Sauaia. Ela sofreu acidente grave quando retornava de Brasília para SP nesta tarde de 23 de março. Seu companheiro Sergio Alli está internado em um hospital de Uberaba e felizmente está fora de perigo. Abraço, Mestre"
ORA, ORA... QUE IRONIA, ESSA VIDA. HÁ ALGUNS DIAS, THAIS PLANEJAVA O PRÓXIMO CARNAVAL. E NÃO PASSOU NEM PELA QUARESMA. QUEM IMAGINARIA? QUEM DIRIA? O QUE VEM DE CIMA SEMPRE É PREDOMINANTE. NÃO ADIANTA SE REVOLTAR, POIS TENTAR ENTENDER O QUE É SUPERIOR ESTÁ FORA DA NOSSA ALÇADA HUMANA. QUANDO A MISSÃO ESTÁ CUMPRIDA, VEM A HORA DA PARTIDA. SOMOS PEDAÇOS DE CARNE... FRÁGEIS! SÓ A ALMA É DURA. É POR ISSO QUE QUERO SER CADA DIA MELHOR. APRENDER. EVOLUIR. CRESCER. PORQUE SEI QUE DESSA VIDA NÃO SE LEVA NADA. É CLICHÊ, MAS É REAL.
"Há mais mistérios entre o céu e a terra, do que sonha nossa vã filosofia" William Shakespeare
E enquanto uns lamentam a morte, outros celebram a vida. Exemplo: hoje, no aniversário de 10 anos do meu sobrinho.
Parabéns, Biel, neste 23 de março. E parabéns, Thais, pelo bonito trajeto.
(tanta coisa séria, real, verdadeira... e eu, tonta, postando "meu cabelo novo". Aff, que vergonha)
(tanta coisa séria, real, verdadeira... e eu, tonta, postando "meu cabelo novo". Aff, que vergonha)
2 comentários:
Parabéns pelo lindo texto!
Uma homenagem mais do que linda à Thais, que vai deixar muita saudades a todos que conviveram com ela. No meu caso, trabalhei com ela mais de um ano na Entrelinhas.
Parabéns tb pelo aniversário do seu sobrinho!
Pedro Mezgravis
:(
Postar um comentário