Obsessão Infinita, de Yayoi Kusama tem entrada gratuita e fica em exibição até dia 27 de julho de 2014, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Sala de Espelhos Infinitos: Brilho e Vida |
Yayoi Kusama, a mais proeminente artista japonesa viva desde 1929, atualmente vive voluntariamente numa instituição psiquiátrica no Japão, desde 77.
"Loucura e arte não caminham necessariamente juntas. Mas, em determinadas circunstâncias, transtornos mentais podem abrir caminhos inusitados para a criatividade. Kusama sofre de transtorno obsessivo compulsivo e alucinações desde a infância. Sua mãe chegava a destruir seus desenhos, mas foram eles que a fizeram escapar do suicídio".
(por Roberta Jansen)
Sala de Espelhos Infinitos: Campo de Falos |
"Artistas não costumam expressar seus próprios complexos psicológicos diretamente, mas eu adoto meus complexos e medos como temas. Fico aterrorizada só ao pensar que algo longo e feio como um falo me penetre, e é por este motivo que construo tantos falos… eu construo muitos e muitos deles e então continuo contruindo, até que me enterro no processo. A isto dou o nome de obliteração".